Desenvolvendo virtudes (continuação post da Páscoa) :)

Pessoal, voltei!!

florescer

Como podemos ajudar nossos filhos a desenvolver seus aspectos positivos? O nosso papel de educadores (pai, mãe, família, professores) é fundamental!

Queria começar este post com esta pequena definição de educar:

“ fazer florescer na criança suas virtudes e potenciais, criando laços de amor profundo.”

Lindo, não é?

Olhem como o nosso papel na vida dos nossos filhos é primordial! No dia a dia podemos conduzir as crianças a viver de maneira harmoniosa e feliz, através de experiências que podemos propor para que os aspectos positivos prevaleçam em seu caráter.

E aprendi muitas coisas valiosas nestes anos em que estive em sala de aula. Pessoas mágicas e estimuladoras me incentivaram a ser melhor e a querer fazer isso por meus alunos. Hoje tenho muita sorte de poder fazer isso pelas minhas filhas.

E o que me deixa mais alegre é poder dividir com vocês o que aprendi!! Pois acredito muito que quando nos modificamos, mudamos o nosso entorno e coisas boas são para serem divididos!

Então vamos lá!!

POSSO DESENVOLVER VIRTUDES NO MEU FILHO?

Claro que pode! E podemos ser as grandes incentivadoras! Mas vamos explicando tudo direitinho:

A ideia é a de que o coelhinho, passe algumas semanas antes da páscoa em sua casa e deixe no ninho da criança uma virtude. Mas vejamos:  a minha filha está em uma fase em que não tem muita paciência para esperar sua vez de falar, ou quer tudo na hora.

E adivinhem qual a virtude que o coelho trará?

Isso! PACIÊNCIA!

INTERVALO

Durante as semanas que antecedem a páscoa, ela será incentivada a lembrar de ser mais paciente e desta forma, estaremos ensinando, de forma lúdica e prazerosa que precisamos nos controlar e esperar a nossa vez.

Agora, se o seu filho tem medo, você pode lhe enviar CORAGEM. Se é agitado, pode enviar TRANQUILIDADE e assim por diante.

Lembre-se de explicar as coisas com um vocabulário simples e que a criança entenda. Isso é fundamental!

Confesso que eu aproveito muito estes momentos para pensar em uma virtude para mim também. Pois a sempre que procuramos nos melhorar, evoluímos e damos um passo adiante. E somos o exemplo para os nossos filhos, por isso – vamos aceitar o desafio?

Abaixo a foto da minha filha encontrando a palavrinha do coelho!

IMG-20150312-WA0009 IMG-20150312-WA0012

Obs: Coloquei também um vasinho com uma flor. A ideia é crescer uma flor a cada momento que ela demonstrar que está se esforçando para ser mais paciente, escutar o papai e a mamãe, etc. Quando o vasinho dela estiver bem florido, o coelhinho deixará uma surpresa! :)

 

Espero que tenham gostado!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>